Pedofília - Impacto Negativo na Criança

Este pequeno texto tem por objectivo abordar o tema da pedofilia e também dar conhecimento das suas características.
O tema central a debater será o impacto negativo no processo de desenvolvimento das crianças.
Muitas são as consequências que afectam o seu desenvolvimento como ser humano equilibrado.
O desequilíbrio nota-se a nível emocional, social e físico.
A nível emocional, devido ao trauma causado precocemente muitas crianças não conseguem ter relacionamentos íntimos na vida adulta. Quanto à sua vida social, sentem-se inseguras, culpadas, não se conseguindo relacionar com outras pessoas (isolam-se), mas a principal consequência e a mais visível é sem dúvida a nível físico pois estas agressões deixam marcas bem assentes no corpo como por exemplo cicatrizes.
Na elaboração deste trabalho tínhamos como objectivos iniciais abordar o tema da pedofilia e dar conhecimento das suas características, debatendo alguns factores que influenciam esta problemática, as inerentes consequências, a melhor maneira de actuar nestas situações e o impacto negativo no processo de desenvolvimento das crianças.
Do texto desenvolvido constatamos:
Ocorre em todas as classes sociais, recaindo sobre crianças com idades bastante inferiores às dos abusadores, sendo contido por indivíduos que padecem de uma anomalia psicológica.
A criança molestada tende a isolar-se, revelando sinais de tristeza, indiferença e medo.
A pedofilia nem sempre é fácil de conhecer em virtude da criança ter medo do agressor e vergonha de relatar os abusos.
A criança vítima de pedofilia tem um processo de desenvolvimento físico, psíquico e emocional desequilibrado.
Abordar a pedofilia com uma criança é delicado exigindo que se inspire na criança confiança para ela puder relatar os abusos de que foi vítima.
Mafalda Contreiras
Fernanda Lemos
Helena Pires
TRABALHO INFANTIL
Na actualidade há tendência para considerar trabalho infantil “ toda a forma de trabalho exercido por crianças e adolescentes, abaixo da idade mínima legal permitida para o trabalho, conforme a legislação de cada país.” O trabalho infantil geralmente é proibido por lei, as formas mais graves constituem crime. Nos países subdesenvolvidos a exploração laboral de crianças nem sempre é proibida ou penalizada, sendo nestes países que se verificam as formas mais degradantes e violação dos direitos das crianças. O título, meramente, exemplificativo pode referir-se o caso de países como o do Brasil, Índia e mesmo em Portugal existem casos de trabalho infantil. Embora seja considerado uma grave ofensa á integridade de uma criança e a lei tende a punir os infractores com penas de multas e de prisão.
Em Portugal associado ao trabalho infantil surge casos de exploração sexual, trabalho forçado e prostituição infantil, que têm incidência em determinados contextos familiares. É nosso dever como cidadãos, cuidar, amar, respeitar e proteger todas as crianças. O único trabalho que as crianças devem ter na infância é o de brincar.
Dalila Pires
Marisa Ferreira
Sandra Simões
Sérgio
Zulay Fernandes
1 comentário:
Parabéns pelo blog.
A nossa luta tem que ser esta, contra a exploração da criança em todos os seguimentos, seja trabalho, violência, exploração sexual entre outras.
Deus me deu a sorte de trabalhar no projeto pioneiro da luta contra o trabalho infantil, foi através do Programa DESAFIO, que a OIT criou o PET que hoje esta em todo o Brasil.
Se quiser conhecer um pouco de nosso trabalho, visite o nosso blog – fmijprogramadesafio.blogspot.com
Um abraço e vamos continuar com esta luta.
Enviar um comentário